Concerto
La Pietà: A palavra e imagem da paixão em música
3 de Abril
Horário: 21h00
Local: Igreja de São Pedro
Sinopse
La Pietà é, talvez, das imagens mais fortes que podemos observar no cenário da via sacra.
O amor de Maria perante a morte de seu filho, Jesus Cristo é, ainda hoje, dois mil anos depois, uma das cenas humanas mais chocantes e meditativas que o mundo conhece.
O programa de hoje, envolve o ouvinte na dinâmica e estética do primeiro barroco, também conhecido como estilo maneirista até algumas das canções sacras de Bach, referentes à paixão.
Aqui, a forte retórica entre música e palavra demonstram claramente o chamado estilo representativo, onde o público não fica indiferente.
Um concerto claramente intimista e introspetivo, onde a música mariana está bem presente, este momento é sobretudo dedicado à semana santa e a toda a dinâmica espiritual que a mesma contém. Desde andamentos de Stabat Mater até à oração da Avé Maria ou Salvé Regina, este concerto propõe uma autêntica preparação espiritual para o triduo pascal e, por sua vez, a Páscoa de Cristo.
Composto pela cantora Patrycja Gabrel e o Cravista e organista Daniel Oliveira, La Pietà é um programa exclusivo do tempo da semana santa.
Ficha Artística
Patrycja Gabrel, Soprano
Daniel Oliveira, Cravo/Órgão
Programa
J.S.Bach (1685- 1750)
Canção Sacra “Komm, Süsser tod”
Maurizio Cazzati (1616- 1678)
Avé Maria
Giacomo Finetti (?- 1630)
Beata est virgo Maria
Giovanni Battista Riccio (?- 1621)
Salvé Regina
Alessandro Grandi (1586- 1630)
O quan pulcra estJ.S.Bach (1685- 1750)
Vergiss meine nicht
Giovanni Felice Sances (1600- 1679)
Stabat Mater